Chama a síndica

Prédio de Niterói fica sem decoração de Natal após 30 anos

Enfeites fizeram sucesso no endereço por 32 anos

Edifício é conhecido por chamar a atenção na decoração de Natal. Ele deixa de ornamentar depois de 32 anos
Edifício é conhecido por chamar a atenção na decoração de Natal. Ele deixa de ornamentar depois de 32 anos |  Foto: Péricles Cutrim
 

A decoração de Natal do condomínio dos edifícios Loire e Rhone, nas esquinas da Presidente Backer com Mem de Sá, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, será sem o tradicional brilho que atrai curiosos para fotos perto do prédio. É que, por conta de mudanças na administração do residencial, os enfeites que emprestavam um colorido especial à fachada não serão instalados. É a primeira vez, em 32 anos, que a festa vai passar em branco no endereço. 

Leia + O prédio teria um rombo de R$ 400 mil

A ornamentação tradicional contava com Papai Noel, luzes pisca-pisca, presépio, guirlanda e tudo que o Natal tem direito. A decoração fazia do prédio um point dos niteroienses nessa época do ano. 

Ornamentação contava com Papai Noel, luzes pisca-pisca, presépio, guirlanda e era o point dos niteroienses nessa época do ano
  

A nova administradora chegou ao prédio há dois meses e, por ainda estar em transição, não teria tido tempo hábil para colocar a decoração no local. Mas há quem discorde da justificativa: 

“Já está tudo comprado, de todos os anos. É só colocar aqui para fora, e quem faz isso são os funcionários. Acontece que eles não receberam ordens para fazer a decoração. Não sabemos se nos próximos anos continuará sem a decoração tradicional, mas, até o momento, não teremos”, contou uma pessoa do prédio. 

Decoração será mais simples para este ano
Decoração será mais simples para este ano |  Foto: Péricles Cutrim
  

Atualmente, o local conta apenas com uma Árvore de Natal na portaria e outros pequenos detalhes na entrada do prédio. Do lado de fora, nos jardins, como em todos os anos acontecia, não há nada. 

Tristeza sem o brilho do Natal

A aposentada Dirce Chaves, de 87 anos, falou ao ENFOCO que ficou triste por não ter a decoração suntuosa neste ano. 

“Eu moro aqui há 35 anos e sempre vi essa festa de Natal. Todos os anos tinha, isso aqui ficava cheio de crianças tirando fotos. Tá todo mundo sentindo falta. Isso aconteceu depois da mudança de síndica. Nesse ano mesmo, veio um pessoal de Juiz de Fora que ficou sabendo da decoração e eles ficaram horrorizados de não ter a decoração neste ano. É triste! Quando ela foi eleita, ela não falou sobre o fim dessa decoração e nem nos justificou do motivo dessa mudança, agora”, desabafou a moradora. 

A militar Daniela Mendes, de 33 anos, é vizinha do edifício. Ela tem uma filha de dois anos e não vai poder leva a pequena para conferir os trabalhos natalinos. 

“Ano passado, ela era pequena e eu até falei com o meu marido para trazermos ela aqui esse ano. Tinha um Papai Noel que sempre vinha nesse prédio e ficava com muitas crianças. Aqui na porta ficava uma placa falando quando ele viria e esse ano não tem nada. Era um ponto de referência! Quando perguntavam onde eu morava, eu falava que era perto do prédio da decoração de Natal”, contou Daniela. 

Outra vizinha do prédio, a aposentada Maria do Amparo, de 84 anos, também sentiu falta da decoração antiga. 

“Era tudo muito bonito e vinha tanta gente tirar foto! Estamos sentindo falta. Era bom para quem mora no prédio e para nós, vizinhos. Era o primeiro lugar disparado de decoração de Natal em Icaraí”, disse ela. 

A nova síndica do prédio foi procurada, mas não foi encontrada para comentar o caso.

< Obra na Zona Sul de Niterói mais perto de ser entregue Tributo a Frank Sinatra promete arrebatar público em Niterói <